----
rograma Pró-Animal, Pró-Anima.--
 

Projeto RESGATANDO VIDAS


Visa disponibilizar ao público um veículo
para efetuar a remoção de animais acidentados e
encaminhá-los para tratamento nos Centros
de atendimento de fauna.

 

-------------------

O projeto foi encaminhado para análise de potenciais patrocinadores.

Justificativa do Projeto

Os desmatamentos, as queimadas, o crescimento urbano, a construção de estradas, barragens e redes de transmissão são alguns dos fatores que favorecem a aproximação e o convívio entre animais silvestres e o homem, mesmo no ambiente urbano.

Essa aproximação acaba propiciando a ocorrência de acidentes envolvendo animais como atropelamentos, eletrocussões, queimaduras, e favorecendo a caça, entre outros.

A região de São Paulo dispõe de Centros de Reabilitação de Animais Silvestres que prestam atendimento aos animais silvestres vitimados, e apreendidos em ações de repressão ao tráfico de animais, visando sua reintegração na natureza. Porém, esses Centros não dispõem de veículo e equipe treinada para efetuar o resgate, sendo que, a maioria dos animais acaba morrendo por faltade atendimento ou resgatados por pessoas que desconhecem seu manejo e riscos.

Algumas vezes a solicitação para a remoção de animais é realizada por policiais do Corpo de Bombeiros que, apesar de toda experiência no atendimento de vítimas humanas, acabam enfrentando dificuldades com os animais em decorrência das diferenças entre as diversas espécies, bem como por não disporem de equipamentos apropriados para seu manejo. Como manejo, na etapa do resgate, destacamos os procedimentos de captura, contenção, transporte, e prestação dos primeiros socorros.

Dentre os animais normalmente resgatados para atendimento destacamos aves como gaviões, corujas, periquitos, pássaros; répteis como jacarés, serpentes e cágados, e mamíferos como capivaras, veados, macacos e até onça-parda.

 

Copyleft