----
rograma Pró-Animal, Pró-Anima.--
 

Projeto CEMAS


Visa à implantação de Centros de Manejo de
Animais Silvestres, voltado ao atendimento de
animais vitimados por desmatamentos, atropelamentos,
comércio ilegal, entre outras ocorrências.
Nesses centros os animais são recuperados,
reabilitados e primordialmente devolvidos à natureza.

 

-------------------
1 - 2 - 3 - 4 - 5 ---->>
Um hospital para animais silvestres
Um novo conceito no manejo de animais silvestres

Não é raro encontrarmos animais silvestres doentes ou feridos que, se não receberem os devidos cuidados, dificilmente sobreviverão. Mas como proceder para tratar deles de forma adequada, sem colocar em risco a sua própria saúde? Afinal, lidar com uma onça-pintada não é tarefa para qualquer um. Mesmo animais de pequeno porte, como um sagüi ou um gambá, exigem cuidados, pois podem, por instinto de defesa, morder ou arranhar e transmitir alguma zoonose.

O grande número de animais, vítimas de atropelamentos, incêndios florestais ou maus tratos em cativeiro, levou a Secretaria Estadual do Meio Ambiente a desenvolver um projeto para lhes dar um tratamento adequado e, depois de reabilitados, devolver ao seu habitat natural os animais que puderem ser reabilitados. Para isso implantou o Centro de Manejo de Animais Silvestres - CEMAS, no Parque Estadual Albert Löfgren, também conhecido como Horto Florestal, com infra-estrutura para atender até 380 animais de médio a grande porte entre mamíferos, aves e répteis, além de centenas de pequenos pássaros.

Segundo a Médica Veterinária Angela Maria Branco, idealizadora do projeto, O CEMAS é um serviço de recepção de animais silvestres nativos onde é prestado o atendimento médico veterinário com acompanhamento biológico e suporte laboratorial, visando a plena recuperação do animal para primordialmente reintegrá-lo à natureza.

O centro deve representar uma referência para atender duas grandes demandas: a dos animais silvestres que estão sofrendo agravos à saúde por causa da aproximação com o homem e são resgatados pelo Corpo de Bombeiros, Centros de Controle de Zoonoses, entidades ambientalistas e pela própria comunidade, além daqueles apreendidos do cativeiro ilegal e do tráfico pelo IBAMA, Polícias Florestal, Rodoviária e civil, além de outros.

A implantação de um CEMAS constitui um exemplo de cidadania exercida a partir do respeito dos cidadãos e das instituições pelos animais e meio ambiente e servirá de estímulo para o desenvolvimento de outras iniciativas de preservação da fauna.
>>

Copyright 2003-2005. Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Entre em contato.