----
rograma Pro Animal... pró-Anima.
 

Projeto CEMAS

Um hospital para animais silvestres
O primeiro CEMAS
Colaborando com a pesquisa
A posse de animais silvestres
A guarda doméstica de animais silvestres

 

 

-------------------
<<----- 1 - 2 - 3 - 4 - 5 ---->>
Colaborando com a pesquisa

A pesquisa na área de fauna silvestre ainda é muito recente no País. Pouco se conhece da nossa fauna, bem como das doenças que os animais silvestres podem portar e transmitir, assim, qualquer material colhido é muito importante para os pesquisadores.

Cada animal internado no CEMAS deve ser atendido da mesma maneira que um ser humano num hospital. Deve ter o seu prontuário com o documento de entrada, a ficha clínica, a de observação diária com todos os exames que forem realizados, e quando vier a óbito será realizado exame de necropsia. O material biológico deve ser disponibilizado para a pesquisa e o prontuário do animal terá todos os dados registrados, como os resultados de exames de sangue, urina, presença de parasitas, etc., formando um banco de informações básicas para estudo e pesquisa.

Considerando que o prontuário de um animal, como um gambá atendido no CEMAS, pode não revelar muita coisa, mas, a partir da documentação do centésimo gambá, existirá um material valioso para pesquisa. O exemplo do gambá é significativo, pois esse animal como muitos outros, além de ter de ser protegido, deve ser observado também sob a ótica da saúde pública porque vive muito próximo das pessoas e pode ser portador de doenças ainda desconhecidas na espécie e potencialmente de risco para o homem.

O CEMAS deve auxiliar os cursos regulares das áreas biológicas fornecendo estágios para universitários, principalmente dos cursos de Medicina Veterinária e Biologia, na área de animais silvestres, utilizando-se de sua estrutura. O centro foi planejado para atender também a essa finalidade, propiciando que todos os procedimentos, desde a recepção do animal até a sua alta, passando pelos exames clínicos e laboratoriais, possam ser acompanhado por estudantes. Como exemplo, a sala de cirurgia permite a observação de procedimentos cirúrgicos através de visores, além dos demais trabalhos de manejo com os animais realizados em outras instalações. A viabilização do projeto conta com parcerias com universidades, também para a formação e capacitação de profissionais na área de meio ambiente.
->>

Copyright 2003-2005. Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Entre em contato.