----
rograma Pró-Animal, Pró-Anima.--
 

Projeto CEMAS

Um hospital para animais silvestres
O primeiro CEMAS
Colaborando com a pesquisa
A posse de animais silvestres
A guarda doméstica de animais silvestres

 

 

-------------------
<<----- 1 - 2 - 3 - 4 - 5 ---->>
O primeiro CEMAS

O primeiro serviço implantado com a filosofia de trabalho do CEMAS foi a Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre pertencente à Prefeitura do Município de São Paulo. Agora, também o Estado de São Paulo esta cuidando da fauna existente em seu território, assegurando-lhe a necessária proteção, como preconiza a Constituição e outros instrumentos legais como a Lei de Crimes Ambientais nº 9.605, de fevereiro de 1998.

A escolha do Parque Estadual Albert Löfgren se deveu à existência da infra-estrutura necessária e por estar situado próximo a três grandes rodovias, facilitando o encaminhamento de animais originários de outras regiões do País. Contribuiu ainda o fato de estar localizado próximo aos maiores institutos de pesquisas e universidades do Estado, parceiros indispensáveis nos trabalhos do centro por serem instituições que têm desenvolvido importantes estudos sobre animais silvestres, tanto na área de saúde pública como na ambiental.

Essa primeira unidade foi preparada para atender a qualquer animal silvestre. Possui um hospital veterinário, quarentena, internação, U.T.I., laboratório, maternidade, recintos de reabilitação.Toda essa estrutura visa garantir a plena recuperação do animal para devolvê-lo à sua região de origem após criteriosa avaliação técnica. Os animais que não reunirem condições de voltar para a natureza serão encaminhados a zoológicos, criadouros e instituições de pesquisas, com a devida autorização do IBAMA.

Antes mesmo de entrar em funcionamento o CEMAS já constituía uma referência na América do Sul. A apresentação do projeto em seminários e workshops tem motivado a procura de informações por órgãos interessados na implantação de serviços similares, com a mesma filosofia de trabalho, condições e instalações compatíveis para a sua realização.
->>

Copyright 2003-2005. Todos os direitos reservados.
Proibida reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Entre em contato.